Sociedade em pânico, analistas não sabem o que fazer… todos perdidos, acalmem-se!!! Eu tenho a solução!!! Tal como já escrevi antes, repito: taxas de câmbio múltiplas é a solução!!! Tecnicamente o problema esta resolvido. Resta agora a coragem política para confrontar os neoliberais de plantão!

No momento a equipe econômica do governo enfrenta um dilema: como resolver duas equações com apenas uma variável? Do ponto de vista matemático isso é impossível, do ponto de vista econômico não! O governo precisa ajustar duas equações: estimular as exportações e combater a inflação. Mas só dispõe de uma variável: a taxa de câmbio. Um câmbio valorizado combate a inflação, por outro lado um câmbio desvalorizado estimula as exportações.

Como resolver esse dilema? Simples: taxas de câmbio múltiplas!!! Teremos uma taxa de câmbio valorizada para combater a inflação, e ao mesmo tempo teremos várias taxas de câmbio paralelas para estimular as exportações. Essa solução genial já provou sua funcionalidade no passado. Infelizmente, devido a mania que temos de copiar tudo dos estadudinenses, nos curvamos ao Consenso Neoliberal de Washington e acabamos aceitando a imposição, feita pelo FMI e pelo Banco Mundial, de termos apenas uma única taxa cambial.

Taxas de câmbio múltiplas é o caminho para combatermos a inflação e estimularmos as exportações. A solução técnica está dada, resta agora saber se temos a coragem política de adotá-la!!!

Advertisements