Muito chororô tem marcado minhas discussões com os neoliberais. Os neoliberais reclamam de algo que não entendem: taxa de câmbio. Como no mundo liberal só existe um único bem, lá não existem preços, nem moeda, e obviamente nem taxa de câmbio… possivelmente existe um papai noel.

Pois bem, a moda neoliberal agora é falar mal da coordenação entre Fazenda e BACEN, Reclamam que enquanto o BACEN tenta abaixar a taxa de câmbio a Fazenda age em sentido oposto. Esses liberais…. ohhh como tem preguiça de aprender. Pois bem, vamos la.

O que os liberais não entendem é que a manobra no parágrafo acima é chamada de Manobra de Pinça. Enquanto o BACEN (pressionando o dólar para baixo) encurrala os especuladores, ao mesmo tempo a Fazenda estimula os exportadores (pressionando o dólar para cima).

Em linguagem matemática, o BACEN se aproxima do limite superior da banda cambial pela esquerda; enquanto a fazenda faz o cambio real convergir para o limite superior da banda pela direita (daí o nome de manobra de pinça).

Será que precisarei desenhar para os neoliberais entenderem????

Advertisements