Recebo diversos e-mails me perguntando o que acho dos economistas na WEB. Evidente que nenhum deles tem meu brilhantismo, mas mesmo assim, as vezes, vale a pena dar uma lida nas bobagens que escrevem. Abaixo resumo o que penso de cada um deles:

1) Adolfo Sachsida: o cara é esforçado, verdade seja dita ele só erra muito pois fala muito. Falasse menos erraria menos. A rigor ele tem um único bom artigo, aquele em que manda a Sogra a merda. No mais das vezes economia não é o forte do menino. O  cara é gente boa, até me dei ao trabalho de publicar um ou dois textos no blog dele. Aos que não conhecem o Sachsida, ele me lembra aquele loirinho da série Miami Vice: acha que combate o mal, mas a rigor só tem um carro legal.

2) Roberto Ellery: é igual ao Blog do Sachsida, mas com gráficos…. talvez por ser professor, Ellery sinta a necessidade de dizer duas vezes a mesma coisa sempre. “O câmbio subiu… e o gráfico mostra que subiu…” é um argumento típico desse blog. Ellery e Sachsida acreditam serem o Batman e o Robin da internet de Gottham City. A única dúvida é quem é o Batman e quem é o Robin. Pessoalmente acredito que ambos são o Robin, prontos a qualquer momento dizer: “Santa Catástrofe Batman, o Pinto acabou com a gente!!!!”

“O” anônimo: poucos sabem, mas há alguns anos atrás entrevistei o “O”. Ele queria trabalhar como estagiário em uma de minhas empresas. Minha última pergunta foi: “Qual é o seu sonho?”. Ao que “O” sem titumbear exclamou: “eu quero ser o Bresser Pereira!!!”. Como fracassou na entrevista de emprego, e nunca conseguiu o sucesso de seu ídolo, a amargura tomou conta de “O” que dali em diante passou a rejeitar tudo aquilo que um dia foi seu sonho. Algumas sessões de terapia, e uma vaga de estagiário em uma de minhas empresas, resolveriam o problema dele.

Alexandre Schwartzman: por ser careca e usar óculos ele se acredita filósofo. Torcedor do São Paulo e dividindo o blog com o “O”…. bom isso já diz muito sobre ele. Como economista Schwartzman se caracterizou por errar todas as suas previsões referentes a Petrobras. O que poucos sabem é que esse “inocente” economista é membro do lobby imperialista-financeiro para aumentar a taxa de juros mundial. Não importa se a inflação está abaixo ou acima da meta, se o pobre tem comida ou não, para esse frio representante estadunidense a resposta é sempre a mesma: aumentar a taxa de juros!

Selva Brasilis: um blog legal pra quem curte fingir que é intelectual, sem ter que estudar é claro. O blogueiro e projeto de cientista coloca logo de cara citações em francês e inglês… quem não o conhece acredita mesmo que ele le algo diferente de revista em quadrinhos. Vai sair com uma gatinha? Quer bancar o intelectual? Então gaste 10 minutos lendo o Selva. Lá você vai encontrar de tudo: filosofia, política, religião, futebol e até mesmo economia (apesar de ruim). Se você passar um dia da sua vida lendo o Selva, terá assuntos bobos pra falar o resto de sua vida.

De Gustibus: mantido por um nipônico, o blog é ponto de encontro do Mossad. Isso mesmo, o blogueiro recebe grana de Israel pra divulgar qualquer absurdo. Recentemente tem usado o trabalho escravo de seus alunos para fazer previsões e vender no mercado. A única coisa boa desse blog é que ele não é o Selva Brasilis.

Leonardo Monasterio: um fanfarrão. Gosta de criar casos com municípios pequenos e pequenas celebridades. É especialista em javanês, que ele como especialista chama de cliometria….

José Oreiro: o único que tem meu respeito. Economista de ponta, entende muito bem as interpelações entre política, economia e justiça social. Várias vezes em que estive com Dilma sugeri o nome de Oreiro para cargos no governo. Infelizmente, o apoio desse gigante a José Serra nas eleições não sai do coração da presidente. Certa vez ela me perguntou: “Pinto, por que ele não me apoiou???”, minha resposta foi simples: “Presidenta, até eu erro. Ele errou”, mas aparentemente ela ainda esta magoada.

Advertisements