Estou indignado com o comportamento derrotista dos neoliberais. Bastou faltar um pouco de luz e eles já gritam: “o problema é estrutural!”. NÃO!!! O problema não é estrutural. O décimo segundo apagão do governo Dilma é a confirmação de que esse é apenas um problema de conjuntura. Se o problema fosse mesmo estrutural teria tido apenas um único apagão.

O preço da energia abaixou graças ao governo Dilma, logo o consumo de energia aumentou. O lucro das empresas energéticas aumentou. O investimento das empresas energéticas aumentou. Logo é questão de tempo para a oferta de energia aumentar também, tem que ter um pouco de paciência.

A verdade é que o rico não gosta de saber que o pobre hoje tem ar condicionado. Foi graças a essa política inclusiva que o consumo de energia acabou aumentando um pouco, mas mesmo assim a oferta de energia do sistema esta em equilíbrio. O problema é que os neoliberais acham que diminuir o preço de um bem diminui também sua oferta!!! Ridículo e errado. Diminuir o preço de um bem aumenta sua oferta, pois agora a empresa terá que vender mais para lucrar!!!

Para os que não entenderam ainda explico novamente: o problema de falta de luz não é estrutural, é conjuntural, vai passar com o tempo. Entenderam agora ou preciso desenhar?

Advertisements